quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reformando móveis.

Estreiando nossos posts sobre casinha... Assunto de hoje, reforma de móveis... faça você mesma!

Minha sogra mudou de apê e resolveu trocar alguns móveis. Como queriamos fazer a festa de casamento, a viagem e tudo mais (e isso tudo custa dindin....), sabiamos que ficaria muito caro comprar tudo que precisávamos de uma vez só. Por isso, resolvemos ficar com alguns antigos móveis dela. Eles não eram lá muito a nossa cara rsrs, mas de madeira boa, maciça... E então, pensei... com uma mudancinha aqui, outra ali... Quem sabe?
Eu sempre tive essa mania de reclicar as coisas, qualquer coisa... rsrs. Sempre me incomodei com a idéia de jogar coisas fora, mas também não sou fã de juntar quinquilharia tá? rsrs... Sempre fico caraminholando no que fazer com as coisas, antes de dedicir se reformo, faço uma doação ou jogo fora. Com os móveis não foi diferente...
Ficamos com uma cômoda (essa da foto abaixo) e duas mesinhas de cabeceira. Ambas assim de madeira escura e laqueada, com brilho ( e eu não sou nada fã de laqueado brilhoso... rsrsrs). Procurei alguém para reformar os móveis para mim, mas quando expliquei o que queria... aff! 5oo reais para reformar cada mesinha de cabeceira!!!! Imagina a cômoda grande... Sem chance! Com esse valor comprava uma boa nova, oras!
Cômoda antes
Sendo assim, eu meio doida (já que nunca tinha feito isso), parti para um faça você mesma! Não vou mentir, deu um meeega trabalhão e tudo isso junto com os meses finais de preparativos do casório...afff!

Mas enfim, a reforma foi assim...
Primeiro passei Pintoff (um produto que disolve o laqueado) nos móveis, deixei o tempo de agir e com uma espátula fui raspando e retirando o laqueado, até deixar o móvel todo na madeira crua. (essa parte é meio nojenta rsrsrs, vira uma eca o laqueado dissolvido hehehe). Mas tira tudo e móvel ficou assim (foto abaixo).
Mesinhas de cabeceira... durante a reforma.

Depois vem a fase da lixagem, para retirar os resíduos de Pintoff, de laqueado e deixar a madeira bem lisinha para receber a tinta nova. Primeiro lixa-se tudo com uma lixa de granulometria mais grossa, para tirar bem todos os resíduos e depois para ter um bom acabamento usa-se uma outra lixa mais fininha. (Essa foi a fase "prá que academia para o casório?" huhu... malhando os braços hehehe)
O próximo passo foi, passar um pano para limpar a poeira da lixagem e pintar com tinta própria para madeira. Eu usei um branco de efeito fosco da Coral.
No final das contas, ficou bem mais em conta rsrs. Para reformar as duas mesinhas e a cômoda. Gastei duas latas pequenas de Pintoff (uns 20 reais cada), muitas folhas de lixa (isso é baratinho, não lembro o preço ao certo) e meio galão da tinta (paguei 65 reais em um galão).
Para arrematar... detalhezinhos que eu adoro! Troquei os puxadores antigos (eles tinham detalhes em metal dourado em volta... difícil reformar). Por esses em formatinho de flor, na foto abaixo ( paguei 4, 20 em cada).

E Voilà! Aqui (fotinho abaixo) está a mesinha prontinha e reformada enfeitando o quarto de hospedes, no nosso novo lar doce lar! Ueeeba! Tá, ela não ficou assiiiim uma Brastemp, vai? Mas acho que valeu a pena o trabalhão e a economia rsrs!
Depois... prontinha!

E vocês se animam para reformar algo em casa?

Bjocas a todas e té mais!
=)

imagens: arquivo pessoal

21 comentários:

Beto e Line disse...

Mari, vc foi um colosso nessa reforma. Ficou muuuuito bacana, sem falar que apesar do trabalho, deve ser uma gostosura reformar coisas heim?

Parabéns pelo resultado. Coisa fina.

Bjm

Joice disse...

Eu não tenho mta habilidade não rs... Ficou linda!

Bjs.

Allynny - Blog da Lynnyx disse...

Mariii amei a idéia, minha mãe me deu uma prateleirinha bem bonitinha, mas um pouco acabada, eu a uso, mas deixei do lado de fora da casa, há tempos estava pensando em reformá-la mas, não sabia como. ótima dica essa sua.

=*

Emanuelle disse...

Nossa ficou lindo, mudança radical! parabens!
Eu queria fazer tambem, principalmente pintar a meu armario de livros!
bjinhus

Lux disse...

perfeita! estou pensando em fazer isso com uma cômoda q tenho em casa, madeira de lei... depois do casório eu vou me dedicar a decoração do lar...rsss

Maitê disse...

Oi Mari !!!!!!!!!!!

Adorei receber seu recadinho lá no meu blog !!! Super obrigada !!!!

Menina ... como assim o seu móvel não ficou uma brastemp ???? Está lindo !!!!! E por mim, está perfeito !!!!! Adorei !!!!

Só não sei se teria coragem de tanto trabalho ... eu gosto de fazer as coisas mais rápidas, que durem no máximo alguns poucos dias (rs............).

Beijinhos !!!!!

Déborah Brito, disse...

Nossa, eu ameeeeeei Mari, também sou assim, tudo que acho que vale a pena reformar eu arrisco !

Beijos

Helen Harris disse...

Ficou OUTRO móvel, né? Uma graça!!!
Adoro projetos "green" A gente tem mais é que reciclar e reaproveitar! Beijinhos!

Vanessa Santos disse...

Florzinha ficou ótima, você tem o dom!!!
Se precisar eu reformo também =)
Beijos

Ana disse...

Menina, só a cômoda que ficou show? IMAGINA! E a cestinha de revistas enfeitadinha de tecido azul? E o lenços floral que combina com tudo?
Vc me inspira, de verdade!
beijos e continue aprontando. A gente adora
PS: depois da reforma sua sogra deve ter se arrependido da doação srsrsrs

Suzy disse...

Mari, como assim ñ ficou uma brastemp???
Eu achei linda de viver, que delicadeza e o melhor, ninguém vai ter igual!!

Admiro mto sua criatividade e capricho!!

Bjus!!

Jackeline Mota disse...

Nossa, super valeu! Ficou muito linda! Móvel de qualidade , madeira boa tb não se acha em qq lugar. As vezes agamos caro em móveis que não duram nada. Mt bom receber um móvel bom de "herança" rsrs e ficou super fófis!
bjs,

Fernanda Moniz disse...

Mari!!!
Ficou lindo!
Que artista vc é!!!
Beijos

Ava disse...

Amei de paixao os puxadores em formato de flores!
bjim

Luana Feitosa disse...

Mari, ficou lindo e nem parece reformado. Nota 1000 para você. Mas, com certeza deu um trabalhão, né? Eu adorei e continua postando essas dicas.Bjss

Ju e Dani disse...

Mari!!!! To chocadaaaaaaaaaaaaaaaaaa com seu talento (no bom sentido)!!! Que isso!!! Mil parabéns!!! Que sinistra!!! hehehehe =)
Amei!!! O móvel tá novinho em folha!!!

disse...

UAU, amei!!! Ficou lindo!
Bjks

Silvia disse...

Como assim não ficou uma Brastemp?! Ficou perfeito! Como eu queria ser prendada assim! Parabéns! Amei!
Beijos :)

Ah! Boa sorte no sorteio lá do blog :)

backtojuly disse...

Nossa! Era tudo o que eu precisava, você explicou tudo tão bem explicadinho como não tinha visto antes e tirou muitas dúvidas minhas, obg.

Renata Mendonça disse...

Obrigado mesmo, você me salvou, estou tentando pintar um buffet e um a madeira do espelho e depois te tantas pesquisas encontrei seu blog...rs

Ismar Costa disse...

Bacana, ficou ótimo. Estou aqui buscando ideias para reforma de uma mesa e 8 cadeiras, fiz um orçamento no valor de 680,00 mas eu mesmo vou fazer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...