sábado, 10 de julho de 2010

Convites - Passo a passo

Hoje, como eu havia prometido, vou postar um passo a passo para fazer convites de casamento.

Modelo: O primeiro passo é escolher o modelo do seu convite. Tanto a escolha do papel, quanto dos dizeres vai depender do estilo da festa de cada uma, se é mais rústica, mais chique, mais informal...

No caso, o exemplo de modelo que darei aqui é o do nosso casamento... hehe. Que será como esse aí da imagem abaixo, com o texto escrito no centro do papel, que depois é dobrado.


Papel: O importante, no geral para a escolha do papel, é que a gramatura do deste seja alta (papéis mais durinhos). No meu caso que será um casório mais simples escolhi o TELADO de gramatura 180g/m. Eu comprei da marca Filipaper na Caçula (no Saara) por 10,40 cada pacote com 50 folhas, Também são vendidos envelopes da cor e do tipo do papel que você quizer.

Para um casório mais rústico pode-se usar, por exemplo, o do tipo Goffrata, um casório mais arrumadinho, pode-se usar o Couchê ou o Vergê (liso e brilhante).
* Obs: a qualidade da impressão vai variar de acordo com o tipo de impressora de cada uma e com o tipo de papel escolhido (essas informações podem ser encontradas atrás da embalagem do papel).
Configurações: O próximo passo, então, é configurar a página para começar a escrever, de acordo com o modelo escolhido. Segue aqui, na fotinho a baixo, como fazer:


* Obs: esse último item (exibir limites de texto) é bem legal, porque permite que você possa ver bem a distribuição do texto no espaço disponível. Os pontilhados não irão aparecer na impressão.

Para quem quiser fazer um convite como o meu, aí vão as minhas configurações:
Orientação: retrato
Margem superior: 8.5
Margem inferior: 7.3
Esquerda e direita: 2,5
Fonte do texto: Script MT Bold, tamanho 11.
Fonte dos nomes dos noivos: Baskerville Old Face, tamanho 36.
Texto centralizado
Cor da fonte: Azul escuro

* Obs: ambas as fonte usadas, são do próprio Windows 2003, mas se quizer outras mais elaboradas, é fácil achar na internet.

Dizeres: Quanto ao texto a ser escolhido, é possível encontrar facilmente na internet, nos sites de gráficas, várias sugestões. Segue na foto abaixo, modelinho básico que usamos. (para ver melhor, clique na foto para ampliá-la)

Firulas: Hehehe... brincadeirinha, mas é que eu achei que faltava alguma coisa no meu convite para dar uma incrementada, não sei, não estava muito feliz com o resultado...

A solução que encontrei foi inserir um clip-art do próprio Word (esse que vocês podem ver no modelo acima, feito por mim) ficou bem discreto não?! Segue abaixo também o passo a passo para inserir o clip-art.

>Clicar no ícone: Desenho (canto direito da no alto da tela).
>Em seguida, na barra de desenho agora aberta, clicar em inserir clip-art (o ícone é um bonequinho de blusa vermelha).
>Na janela que se abrirá, ir em procurar por (digita-se que tipo imagens está procurando, exemplo: casais, casamento, amor, flores....) e clicar em ir.
>Em seguida clique na imagem que gostou.
Com o mouse sobre as bordas da imagem, clique e arraste para que fique do tamanho que deseja.
>Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem, vá em formatar imagem, clique na aba layout, escolha atrás e clique em ok (assim a imagem fica atrás do texto).
>E por fim, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem, vá em formatar imagem, na aba imagem, vá no item cor, escolha desbotado e clique em ok. (assim vai dar o efeito semelhante ao de uma marca d’água).

Ufff, enfim...
agora vamos imprimir os convitinhos e farei lacinhos channel para arrematar.
Já já, aqui também o passo a passo dos lacinhos.
Bjos e té mais!
=)

10 comentários:

Juu disse...

Legal essa dica, interessante fiz uma postagem sobre frases de convites hoje mesmo'
Bjo

Tathy disse...

Quero ver prontos!
=)

Mari e Léo disse...

Obs:eu esqueci de colocar...
essa imagem do passo a passo de configuração de página é da ROMITEC.
lá tem alguns modelinhos de convites e suas configurações.
bjs
=)

Mariana e Álvaro disse...

Nossa uma gracinha o modelinho, apesar da simplicidade né... Eu também quero ver prontos heim...
Eu tenho uma curiosidade, será que quando dobra esse papel durinho, ele nao fica meio amassadinho assim na dobra? Ainda nao estou na fase da confecção dos convites, mas esse é um medinho que eu tenho, pois eu lembro que na época do colégio, na confecção dos cartõeszinhos do correio do amor, nas festas juninas ele sempre ficavam meio amarrotadinhos...
Beijos, e não esqueçe de mostrar eles prontos né...

Inkognitta disse...

bom, já sei quem vai fazer os meus qdo eu precisar!! hehehehe
esperando ansiosamente a chegada dele pra eu ver como ficaram!!!
=**

Mari e Léo disse...

* Eu tb tinha receio deles ficarem amassadinhos na dobra, mas outro dia meu recebeu um covite desse mesmo papel que eu comprei e ele vinha dobrado tb. Ficou retinho, sem amassados. Mas na hora que for escolher o papel as lojas costumam ter um mostruários (como aqueles de lojas de carpetes sabe?) que dá p/ ver a cor, textura e flexibilidade do papel.

* Assim que estiverem montadinhos eu posto uma foto dos convites aqui..hehe

Bjocas
=)

Mari e Léo disse...

lice, o seu ainda demora um pouquinho, agora vai essa primeira leva p/ Salvador...mas já,já envio o seu!

bjocas

Inkognitta disse...

sem problema!! continuo esperando ansiosamente! ;)

Patty disse...

Nossa!
Só vi esse post agora!!!
Muito legal vc ensinar como fazer os convites!!!
Amei!
Bjinhus, Patty
http://pattybarbosas2.blogspot.com/

Apenas a Valll disse...

Oi...

Nossa que legal este post, pois eu fiz os convites de casamento da minha prima. Ela optou por uma modelo mais divertido.

Sabe, sei que foui eu que criei, mas achei muito lindinho, e ela disse que todos estão encantados.

Eu postarei as fotos este fim de semana no meu blog. www.valledesonhos.blogspot.com

Se quiser de uma passadinha lá pra ver.

Bjin
Valll

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...